BIM News

Last trends of the AECO sector

Get to know 5 reasons to plan constructions using BIM technology


Published: 26/09/2017

Country: Brazil
This article has been translated from Portuguese. View original
O orçamento de obras nos diz quanto a obra vai custar, não é mesmo? Isso está diretamente ligado ao prazo da obra, soluções construtivas, logística do canteiro, produtividade das equipes, e uma série de outras estimativas, que resultam no que chamamos de planejamento de obras. Isso significa que planejamento e orçamento de obras andam juntos e devem ser trabalhados paralelamente para que tenhamos uma boa gestão da construção.

Aonde o BIM entra nisso? Um modelo tridimensional munido de informação permite a interligação do cronograma de obra (normalmente feito no MS Project) com os elementos deste modelo, de forma a termos um planejamento 4D: cada elemento possui 3 dimensões mais quando e por quanto tempo será construído. Esse link é feito em softwares BIM orientados à gestão como o Navisworks da Autodesk, ou ainda o VICO, que fornece uma tecnologia diferenciada de planejamento 4D, baseada nos conceitos de produtividade de equipes e linha de balanço.

Então, vamos lá: quais são os 5 motivos para se utilizar BIM no planejamento de obras?

1.Compatibilização de projetos: resumindo a história, o BIM facilita muito o trabalho de compatibilização de projetos, seja pela possibilidade de automatização de detecção de interferências quanto pela própria visão espacial. Projetos mais compatíveis diminuem a possibilidade de imprevistos na obra e melhoram a assertividade do planejamento.

2.Quantitativos: muito embora essa vantagem seja mais associada ao orçamento, uma maior precisão nos quantitativos também significa maior precisão do planejamento, já que o prazo é consequência direta da quantidade x produtividade.

3.Facilidade de compreensão: uma visualização espacial/sequencial da obra sendo construída torna muito mais fácil entender o que está sendo planejado do que através de um cronograma de Gantt ou até mesmo de uma linha de balanço. Isso facilita também a elaboração de planos de contingência caso a execução esteja se distanciando da meta planejada.

4.Planejamento de canteiro: um planejamento 3D permite a simulação de alocação de equipamentos no canteiro ao longo da obra, bem como depósito de materiais e consequentemente simulações de logística.

5.Apelo visual: por mais que esta não seja uma vantagem diretamente associada a obra, simulações 4D são comumente utilizadas como uma forma de marketing para licitações de construção e apresentações para investidores, como uma amostra do alto nível tecnológico do planejamento que será empregado na construção.

Além disso, é sempre importante frisar que o BIM é muito mais do que uma metodologia de projeto, orçamento ou planejamento. É uma nova forma de se enxergar a concepção de uma construção, que pode atuar em todo o ciclo de vida de um projeto. A própria adoção do BIM já subentende conceitos de planejamento a partir do ponto de vista que estamos investindo mais tempo na resolução de projetos e estratégias de construção do que na remediação de problemas decorrentes justamente da falta ou a baixa qualidade da informação.

Source: http://www.crea-al.org.br/2017/01/5-motivos-para-planejar-obras-utilizando-bim/

+ Post an article
Stay updated with the latest news, events, job offers, software and much more. Sign up to our monthly Newsletter and enjoy the best of BIM for free

Thank you for subscribing to the Newsletter!